Thiovane Pereira, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi incluído na lista anual e nacional “Vozes30”. Desenvolvida pelo coletivo Papel &Caneta, a lista divulga 30 nomes que transformaram a indústria da comunicação em 2022.
Feita desde 2017 pelo coletivo, a lista valoriza projetos e iniciativas independentes com o objetivo de mapear, unir e celebrar profissionais e estudantes que trabalharam para despertar uma mudança coletiva no mercado.
Thiovane foi escolhido pelo lançamento do “Guia de Acessibilidade Cromática para Daltonismo“. Nas 37 páginas, o guia explica conceitos, princípios e sugestões para tornar materiais visuais acessíveis para daltônicos.
– Todo ano os profissionais ficam atentos para saber quem saiu na lista, então é uma grande oportunidade. Eu me sinto muito feliz de ter sido contemplado e ver que todo o meu esforço gerou resultados e efeitos em prol da acessibilidade. Essa inclusão me deixou ainda mais motivado para continuar pesquisando e atuando na área – relata o publicitário.
Os nomes saíram em dezembro, mas desde outubro o publicitário já sabia que seria incluído. Nesse período ele viajou de avião pela primeira vez para participar de um encontro dos profissionais nomeados em São Paulo:
– Acabei conhecendo muitas pessoas por causa da lista, muitos se interessaram pelo meu trabalho e foi noticiado em muitos veículos famosos de marketing. Eu nunca imaginei que pudesse estar entre profissionais que eu admiro muito, foi um sonho realizado. Fico muito feliz por ter desenvolvido esse projeto dentro da UFSM e ele ser reconhecido.
Guia de Acessibilidade
Por ser daltônico e trabalhar com publicidade, Thiovane encontrou obstáculos na hora de praticar a sua profissão. Foi pensando nisso que ele desenvolveu o Guia de Acessibilidade Cromática como produto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este é o primeiro material do tipo criado por uma pessoa daltônica no mundo.
Atualmente, o conteúdo está acessível em duas versões, uma em modo claro e outra em modo escuro e é gratuito. Desde o seu lançamento em 2021, o guia teve 1039 downloads vindo de pessoas de 23 países. O material também foi publicado na primeira edição de 2023 da revista científica Arcos Design do Rio de Janeiro.
– Considero que ele teve um alcance muito bom, fico muito feliz de ver que o material tem circulado bastante. Tenho falado bastante sobre o assunto nas universidades e espero que ele seja uma semente para os profissionais pensarem nas funções das cores e como torná-las acessíveis para todo mundo – comenta Thiovane.
O publicitário, pesquisador e doutorando em comunicação pela UFSM, Lucas Schuch, também foi incluído na lista. Em junho de 2022, ele lançou a pesquisa ‘A publicidade aceita críticas?‘, após dois meses de análises que envolveram 825 profissionais de todo o país. O relatório completo foi publicado na internet de forma gratuita.
Thiovane tem 24 anos e é natural de Rosário do Sul. Se formou na UFSM em 2021 e atualmente é mestrando de comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde pesquisa sobre melhorar a inclusão de pessoas daltônicas nas escolas.
Trabalha como diretor de arte na empresa santa-mariense “Estúdio Comunique” e desde o lançamento do guia vem dando palestras em universidades pelo Rio Grande do Sul e no Paraná.